segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Ruan Gris




José Victoriano Gonzalés Perez , ( Madrid - 1887 á Boulogne-sur-seine em 1927 ) .


Em 1906 mudou-se para Paris, mostrando-se impressionado pela estética cubista. Em 1911 mostrou suas primeiras obras cubistas , que, pela vontade de geometrização das formas patenteadas pela multiplicação dos pontos de vista , e pela incorporação dos elementos tipográficos , se distanciaram um pouco do estilo de Braque e Picasso .


Em sua paleta , predominam os azuis, os verdes e os violetas. A partir de 1912 interessou-se pela colagem , que lhe permitiu criar um jogo de ambiguidades entre oque é real e oque é pintado , e , desse modo , entre o verdadeiro e o falsso .

A esse período pertencem as naturezas mortas , como : Copos e Jornal (1914)- O pequeno almoço (1915) - e a Garrafa e a Fruteira (1919)


É evidente sua tendência a simplificação, tanto no número de objetos representados como aspectos envolvidos.


Em sua evolução , o artista escolheu partir cada vez mais das formas geométricas , para construir os objetos de pintaria, numa procura das estruturas mais complementares , enquanto seu cromatismo manteve sua luminosidade abstrata.


Seus últimos dois anos de trabalho , foram os mais reconhecidos.
Retrato de Picasso (1912)- O cubismo de Gris sempre foi mais cerebral que o de Picasso e Braque . Neste quadro dos primeiros tempos , empregou um tipo arbritário , mais fixos de luz e sombras , contraditórias para desobrar , e coordenar os aspectos do tema. Como metódo , isso deriva do cubismo anailítico, mas Gris evita algumas das falhas desse estilo através de sua dedicação á espécie da articulação rigorosa de toda área pictórica do quadro. (Lyntoon - 1966)
Rafaella Iskin Alcaântara - 5E nº26

Nenhum comentário:

Postar um comentário