segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Cubismo

O Cubismo é um movimento artístico que ocorreu entre 1907 e 1914, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque.
O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
O movimento cubista evoluiu constantemente em três fases:
Fase cezannista ou cezaniana entre 1907 e 1909 -
Fase analítica ou hermética entre 1909 a 1912 - que se caracterizava pela desestruturação da obra, pela decomposição de suas partes constitutivas;
Fase sintética (contendo a experimentação das colagens) - foi uma reação ao cubismo analítico, que tentava tornar as figuras novamente reconhecíveis, como colando pequenos pedaços de jornal e letras.
Desta última fase decorrem dois movimentos:
Orfismo
Secção de Ouro
Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.
O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.
[editar] Principais características
geometrização das formas e volumes;
renúncia à perspectiva;
o claro-escuro perde sua função;
representação do volume colorido sobre superfícies planas;
sensação de pintura escultórica;
cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
O cubismo se divide em duas fases:
Cubismo Analítico - (1909) caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinado-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela. Essa fragmentação dos seres foi tão grande, que se tornou impossível o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege.
Cubismo Sintético - (1911) reagindo à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura. Basicamente, essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis. Também chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas. Essa inovação pode ser explicada pela intenção do artistas em criar efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no observador as sensações táteis

Pablo Picasso


Pablo Picasso
Quando nasceu Pablo Picasso? Quando morreu? Onde nasceu?


Ruan Pablo Picasso , nasceu no dia 25 de outubro de 1881 em Málaga, Espanha.
Sua morte ocorreu no ano de 1973, na França, numa pequena cidade próxima a Cannes.
Como foi o início de Picasso nas artes plásticas?
O talento de Picasso para o lado artístico já era perceptível na infância.
Pablo estudou em Barcelona, mas a maior parte de seus trabalhos foram concebidos na França.

Quais as obras mais famosas de Pablo Picasso?

As obras do ator podem ser divididas em algumas fases, de acordo com a valorização das cores. A fase azul (1901-1904). Nesta fase o artista da uma atenção maior aos elementos marginalizados pela sociedade. Na fase rosa (1905-1907), predomina as cores rosa e vermelho. Nessa fase ele recebe influência do artista Cézanne e desenvolve o estilo artístico chamado cubismo. A obra que marca o inicio dessa fase é Les Demoiselles d’Avignon (1907), cuja característica principal é a decomposição da realidade humana.
Em 1937, onde a Guerra Civil Espanhola está em seu auge, Pablo pinta seu mural mais conhecido: Guernica. Onde a obra já pertence ao expressionismo e mostra o sofrimento dos massacres pela população da cidade de Guernica.
Em 1940 ele passa a se dedicar a outras áreas das artes plásticas como a escultura, gravação e cerâmica. Nessa época ele volta a pintar quadros retomando a temática do inicio da sua carreira.
Em 1960, o artista passa a pintar obras de artes de outros artistas famosos, como Velázques.
Com 87 anos, o artista passa a realizar gravuras, retomando momentos da juventude. Nesta última fase de sua vida ele aborda algumas temáticas como a alegria do circo, o teatro, as tradicionais touradas e muitas passagens marcadas pelo erotismo


Postado por Katharina Portela n°13

“La vie” (A vida) é uma pintura de Picasso concebida em 1903. O óleo sobre tela está no Museu de Arte de Cleveland – Estados Unidos. A obra é considerada parte do Período Azul. O homem retratado na pintura trata-se de Carlos Casagemas, amigo do artista, que suicidou-se em 1901. Sua morte é retratada em diversas obras do artista, como em “La mort de Casagemas” (A morte de Casagemas) de 1901 – oléo sobre madeira que está no Museu Picasso, em Paris.
Postado por Katharina n°13



“Nu sentado” é uma das pinturas de Pablo Picasso que marca o fim da Fase Azul que durou quase três anos e o início da Fase Rosa que durou de 1905 até 1906. A menos rígida, maior agilidade nas linhas e sutis deformações, nova beleza, terna e delicada, caracterizavam os quadros dessa época, onde o volume corpóreo das figuras ganha maior importância. Em “Nu sentado”, o olhar do modelo continua tristonho (marca da Fase Azul) enquanto o corpo já flutua num suave campo alaranjado...








Postado por Katharina n°13

Pablo Picasso

Pablo Picasso
Um dos grandes gênios da pintura contemporânea, filho de um professor de Desenho e Pintura, deslocou-se ainda jovem para Barcelona, onde estudou Belas-Artes e pintou seus primeiros quadros de tendência acadêmica, entre os quais se destaca Ciência e Caridade (1897). No início do século XX, partiu para Paris, cidade em que se instalou em 1904 e onde recebeu a influência de Gauguin e Toulouse-Lautrec (período azul, com obras de tema popular, e período rosa, centrado no mundo do circo). Na primavera de 1907, pintou na capital francesa As Senhoritas de Avignon, quadro com que rompe com a profundidade espacial, ao representar as figuras numa simultaneidade de planos, e inicia, assim, seu período cubista. Entre 1908 e 1911, desenvolveu sua fase analítica por meio da decomposição das formas, especialmente de paisagens como as de Horta d'Ebre, ao mesmo tempo que reduz a sua gama cromática aos cinzentos. Em 1912, interessou-se pela técnica da colagem: Natureza Morta com Cadeira de Palha, com que inicia também sua passagem para o cubismo sintético, no qual prevalece a reconstrução do objeto através de seus planos essenciais. Ao mesmo tempo, sua gama cromática amplia-se de novo, como se observa em Natureza Morta Dentro de uma Paisagem (1915). Depois de passar por uma fase realista e outra com influências surrealistas, a guerra civil imprimiu uma marca profunda em sua produção. Assim, o bombardeamento da cidade de Guernica levou-o a criar Guernica, exposto no pavilhão espanhol da Exposição de Paris em 1937, como protesto pela violência sem sentido da guerra, sentimento também expresso no quadro Matanças na Coréia (1950). A partir de 1947, interessou-se especialmente pela cerâmica e pela reelaboração de obras clássicas: Mulheres de Argel, de Delacroix (1955), As Meninas, de Velásquez (1957), ou Merenda Campestre, de Manet (1960).


Postado por Katharina Portela n°13

Ruan Gris




José Victoriano Gonzalés Perez , ( Madrid - 1887 á Boulogne-sur-seine em 1927 ) .


Em 1906 mudou-se para Paris, mostrando-se impressionado pela estética cubista. Em 1911 mostrou suas primeiras obras cubistas , que, pela vontade de geometrização das formas patenteadas pela multiplicação dos pontos de vista , e pela incorporação dos elementos tipográficos , se distanciaram um pouco do estilo de Braque e Picasso .


Em sua paleta , predominam os azuis, os verdes e os violetas. A partir de 1912 interessou-se pela colagem , que lhe permitiu criar um jogo de ambiguidades entre oque é real e oque é pintado , e , desse modo , entre o verdadeiro e o falsso .

A esse período pertencem as naturezas mortas , como : Copos e Jornal (1914)- O pequeno almoço (1915) - e a Garrafa e a Fruteira (1919)


É evidente sua tendência a simplificação, tanto no número de objetos representados como aspectos envolvidos.


Em sua evolução , o artista escolheu partir cada vez mais das formas geométricas , para construir os objetos de pintaria, numa procura das estruturas mais complementares , enquanto seu cromatismo manteve sua luminosidade abstrata.


Seus últimos dois anos de trabalho , foram os mais reconhecidos.
Retrato de Picasso (1912)- O cubismo de Gris sempre foi mais cerebral que o de Picasso e Braque . Neste quadro dos primeiros tempos , empregou um tipo arbritário , mais fixos de luz e sombras , contraditórias para desobrar , e coordenar os aspectos do tema. Como metódo , isso deriva do cubismo anailítico, mas Gris evita algumas das falhas desse estilo através de sua dedicação á espécie da articulação rigorosa de toda área pictórica do quadro. (Lyntoon - 1966)
Rafaella Iskin Alcaântara - 5E nº26


Artista Francês, nasceu em Argenteuil, 1882 , passou sua infância em Le Havre, e aos 17 anos era aprendiz de pintor-decorador . Em 1900 foi morar em Paris para terminar seu aprendizado. Depois de um ano de serviço militar, retornou para Paris e foi para a academia Humbert. Um ano mais tarde foi para a escola de belas Artes. Ao lado de Pablo Picasso , liderou o desenvolvimento do cubismo. Foi um dos primeiros criador das colagens, colava pedaços de pano, e outros materias para henrriqecer sua produção.
Criou também muitas litografias , e muitos quadros inspirados em passáros.
Morreu no dia 31 de agosto, com oitenta e um anos.




Laura Sequeira - nº 15 .

domingo, 8 de novembro de 2009

Fernand Léger




Nascido na Baixa-Normandia, iniciou a sua formação artística aos catorze anos, sendo aprendiz de um arquitecto em Caen. Em 1900 rumou para Paris, onde ingressou na Escola de Artes Decorativas, após uma tentativa frustada de ingressar na Escola das Belas-Artes.
Em 1908, e na mesma cidade, instalou-se num edifício conhecido como "Ruche" (colmeia, em português), onde conviveu com outros artistas como Jacques Lipchitz, Robert Delaunay e até
Marc Chagall, tendo-se tornado um dos melhores amigos deste último.
Entre 1909 e 1910, realizou a sua primeira grande obra Nus no bosque, uma pintura onde são notáveis as aspirações impressionistas.
A partir do ano de 1911, conheceu Pablo Picasso e Georges Braque, os quais lhe transmitiram influências cubistas, nas quais se aplicou e trabalhou durante a maior parte da sua carreira
artística.
Em 1914, com o início da Primeira Grande Guerra, Léger foi recrutado para as trincheiras. Após esta etapa da sua vida, a sua pintura passou a representar a sua admiração pelos objectos mecânicos, tendo especial interesse pelos tanques de guerra.
A partir de 1920, predomina em sua obra a figura humana enquadrada por elementos industriais. Ainda na segunda década do século, numa nova fase da sua vida, produz e dirige o filme O ballet mecânico.
Devido à Segunda Grande Guerra, exilou-se nos Estados Unidos da América, onde foi professor na Universidade de Yale e no Mills College, tendo voltado para França em 1945.
De volta à sua terra natal, concebeu os vitrais da Igreja do Sacré-Coeur de Audincourt e um
painel para o Palácio das Nações Unidas de Nova Iorque.
Em 1945 filiou-se no Partido Comunista e a sua obra passa a focar o trabalhador e o proletariado.
Pintou, em 1954, o seu mais conhecido quadro: A grande parada.
Em 1955, ano do seu falecimento, foi homenageado com o prémio da Bienal de São Paulo
.
O trabalho de Léger exerceu uma influência importante no construtivismo soviético. Os modernos pôsteres comerciais, e outros tipos de arte aplicada, também se vieram influenciar por seus desenhos. Em seus últimos trabalhos, realizou uma separação entre a cor e o desenho, de tal maneira que suas figuras mantêm seus formulários robóticos definidos por linhas pretas.


Postado por Flávia Nóbrega nº:08

O Cubismo


O cubismo é um movimento é um movimento artístico que ocorreu entre 1907 e 1914 tendo como principais fundadores Pablo Picasso , e Georges Braque.

O cubismo tratava das formas da natureza por meios de figuras geométricas , representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do modo não passava a ter nenhum compromisso com a imagem real das coisas.


Rafaella Iskin Alcântara : 5E nº26